História - Processo de Desportivação da Ginástica Rítmica
1948
– Primeiro Campeonato (URSS);
1948
– Jogos Olímpicos de Londres (GA + uma ginasta com aparelho de livre escolha e
uma série Mãos Livres – por equipe);
1951
– fundada a Liga Internacional de Ginástica Moderna (LIGIM) - Viena;
1954
– Bolas (demonstração);
1956
– GR abolida nos Jogos Olímpicos de Melbourne;
Competições
internas e encontros internacionais continuaram a acontecer
1962
– V Campeonato Mundial de GA (demonstração de GM pela Tchecoslováquia e
Hungria);
1962
– FIG aprova o reconhecimento da modalidade independente e 1º CAMPEONATO
MUNDIAL DE GM em dezembro de 1963;
1984
– primeira competição de GR nos Jogos Olímpicos (provas individuais: arco, bola
maça e fita, 2 ginasta por país);
1993
– É admitida prova de conjuntos para Atlanta em 96 – 8 equipes;
1) Aparelho
Bola:
Feita de borracha ou material sintético, apresenta massa mínima de 400 gramas e deve ter
diâmetro entre 18 e 20
centímetros. Os movimentos corporais mais comuns durante
o trabalho com a bola são ondas, movimentos em oito e rolamentos com a bola no
chão e ao longo do corpo;
•
Primeira aparição em competições – 1969
•
Quicar e lançar a bola acompanhados de
deslocamentos em diferentes sentidos, direções e trajetórias
•
Bolas de diâmetro reduzido para crianças
•
Bolas de diferentes diâmetros, pesos e
materiais, cores, texturas
•
Atividades de manipulação
•
Conhecer e produzir saberes relacionados com
o aparelho, partindo do imaginário ou da vivência
•
Combinar movimentos com a bola e
possibilidades com o corpo
•
Individualmente e coletivamente – um trio com
duas bolas, uma dupla com uma bola
•
Cuidado com a preensão da bola
Feito de madeira ou plástico, o arco apresenta massa mínima de 300 gramas e diâmetro interior entre 80 e 90 centímetros. Movimentos mais comuns com esse aparelho incluem balanços, rolamentos, rolos, lançamentos e recuperações, giros e manejos do arco ao redor do pulso e de outras partes do corpo;
•
1936 – demonstração dos anéis olímpicos nas
Olimpíadas de Berlim
•
Oficial em 1967
•
Eram de madeira e podiam ser circulares,
retangulares e quadrados
•
Parte das brincadeiras infantis
•
Boa coordenação dos movimentos, agilidade e
atenção
•
Desvia grande esfera de ar durante sua
movimentação
•
Harmonizar corpo e aparelho para envolver
formas básicas de correr, saltar, girar, andar
•
Arcos compatíveis ao tamanho dos alunos
3) Aparelho
Fita:
•
Incluído em 1971 conjunto de 3 bolas e 3
fitas.
•
Associar com formas de andar, correr,
saltitar, saltar, girar e saltos, equilíbrios.
•
Muitos erros = diminuição do interesse
infantil
•
Tamanho proporcional ao das crianças
•
Fita deve permanecer sempre longe do corpo
•
Diferentes Dimensões
•
Percepção espaço-temporal
•
Flexibilidade da articulação escápulo-umeral
•
Força dos membros superiores
•
Equilíbrio entre mão direita e mão esquerda.
São feitas de madeira ou material sintético, medindo entre 40 e 50 centímetros de comprimento e massa mínima de 150 gramas. Balanços, lançamentos e recuperações, círculos e batidas rítmicas estão entre os movimentos mais comuns;
•
Aparelho obrigatório em 1973
•
Ultimo aparelho a ser introduzido
•
Pedaço de madeira em forma de garrafa jogado
no chão da sala de Medau
•
Madeira, borracha ou PVC
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Simples para o complexo
•
Uma maça para depois trabalhar duas maças
•
Início da aprendizagem fatigante
•
Balanceios e pequenos círculos
•
Boa atitude postural
•
firmeza de movimentos
•
Bilateralidade
•
percepção periférica
•
velocidade de reação motora
•
Equilíbrio motor (recuperações)
•
Aperfeiçoamento das funções respiratórias do
organismo e aparelho circulatório
•
Musculatura dos braços, ombros e costas
•
5) Aparelho
Corda:
Seu tamanho deve ser proporcional ao da ginasta e é feita de linho ou de
material sintético. Movimentos mais comuns com o uso da corda como aparelho são
os balanços, as rotações, movimentos em oito, lançamentos e recuperações.
•
Surgiu na GR em 1967
• Descoberta e conhecimento dos movimentos
possíveis a partir do que já foi historicamente produzido
• Calcular o tamanho do mesmo segundo a altura
do aluno
• Empunhadura pelos extremos
• Aberta, dobrada em 2 e em 4
• Andar, correr, saltitar, saltar, girar com
movimentos de balanceios, giros e circunduções
• Harmonização corpo-aparelho
• Movimentos contínuos
• Músicas rápidas
•
Dinamismo
muio lindo adorei. Minha ermã ginasta gosta muito do do esporte, acho lindo pena que sou gordinha e não posso fazer,
ResponderExcluirADOREI MUITO LINDO
ResponderExcluirmuito lindo emocionante
ResponderExcluir<3
cairres viado
Excluireu sei fazer tudo esses eu faço ginastica e balet
ResponderExcluirnaum
ResponderExcluirdisse nd n tiu
ResponderExcluirSou mudo TIU
ExcluirLindo s eu tIU
Excluirhu3hu3hu3hu3hu3hu3hu3hu3hu3hu3 7x1
ResponderExcluiroi seus gays
ResponderExcluirb#r#o#N#z#e#s
ResponderExcluirAlguem em 2019?
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