Objetivo: Iniciar o desenvolvimento de fundamentos técnicos através de atividades lúdicas.
Duração: 50 min
Material: bolas, cones, corda grande, arcos
Faixa Etária: 10 a 12 anos
Aquecimento:
Gol ambulante: os alunos dispostos em duas equipes, sendo que cada
equipe deverá eleger o seu goleiro que ficará andando ao redor da
quadra (por cima das linhas do handebol ou outras) com um arco nas mãos
(elevado).
As equipes deverão trocar passes e tentarão chegar até o seu arco para
fazer um gol (jogando a bola através do arco). A outra equipe
logicamente não deixará isto acontecer e vai tentar interceptar a bola
e começar tudo de novo. Poderão ser colocadas duas bolas. (10 min)
Parte principal:
1 -atividade com grupos de 5 alunos, onde 3 estarão passando a bola
entre si enquanto dois serão os "bobinhos", ao tocar na bola , troca o
aluno que errou o passe (Passes parabólicos por cima dos defensores não
serão válidos).
2- Dois a dois com uma das mãos dadas, os alunos deverão driblar cada
um a sua bola, e tentar fazer o colega perder a bola puxando-o ou
empurrando-o.
3- dois a dois com duas bolas deverão atravessar a quadra passando uma
das bolas com as mãos e outra no chão sendo passada com os pés.
4- Os alunos divididos em dois grupos que ficarão dispostos atrás das
linhas de nove metros (um em cada). Cada aluno deverá ter uma bola, e
no centro ficará uma bola de medicine ball de 3 kg. Através de
arremessos terão que acertar a medicine e fazer com que ela role
atravessando uma determinada linha (a ser escolhida pelo professor).
A outra equipe pode também impedir que a bola role através dos seus
arremessos, e cada vez que alguma equipe conseguir fará um ponto.
Parte final: Alunos sentados em posições diversas de alongamento e o
professor fará um comentário sobre um aspecto do histórico do handebol.
Por exemplo: Um dos motivos pelos quais o handebol surgiu foi o fato do
prof. alemão Max Reiser criar uma atividade recreativa para as
operárias da fábrica da Siemens na Alemanha. Refletir sobre a
preocupação com o lazer dos operários já naquela época, coisa que no
Brasil começou recentemente.
Outros Jogos Lúdicos de Handebol
Duração: 15 a 20min;
Material: nenhum, quadra ;
Faixa Etária: todas as idades;
Parte Prática: Divide-se o número total dos participantes em grupos com quantidades iguais, ou bem próximo disso. Forma-se uma fila sendo que uma pessoa ficará de frente para ela. Essa pessoa que estará virada de frente para a fila, será o gavião. A primeira pessoa da fila, será a galinha que terá a função de proteger os pintinhos, podendo usar somente os braços "abertos" para espantar o gavião (sem empurrá-lo). Os demais da fila serão os pintinhos que deverão fugir do gavião, porém não poderão se soltar da cintura um do outro, caso isso aconteça, a brincadeira deverá ser reiniciada. O Gavião deverá tentar tocar um dos pintinhos. Uma vez pégo haverá mudança de posição. Repetir até que todos tenham passado por todas as posições.
COMENTÁRIOS: Uma ótima atividade de aquecimento pois possui várias possibilidades de movimentos e ao mesmo tempo envolve o lúdico, tornando todo e qualquer tipo de aque
Duração: 40 min
Material: bolas, cones e uma quadra de esportes
Faixa Etária: 11 anos
Aproveitamento: recreação
Dividir a turma em dois grupos. Em cada extremidade da quadra estará um cone. A atividade começa quando a professora autorizar e funcionará da seguinte forma: O grupo A será colocado de forma separada ao grupo B. O grupo que estiver com a posse de bola realizará passes até a zona próxima aos cones e ao atingí-la, tentará equilibrar a bola sobre ele. Vence o grupo que conseguir o maior número de bolas equilibradas dentro do tempo permitido
Handebol Americano
Objetivo: Executar e aprimorar os passes, dibles, arremessos, corrida, movimentos de defesa e começar a vivenciar o jogo.
Duração: 60 minutos
Material: 1 Bola de handebol, 2 bambolês e barbante
Faixa Etária: 12 a 15 anos
1º Parte – Aquecimento 10 minutos. Um aluno será escolhido para começar a brincadeira sendo o pegador, os outros alunos estarão espalhados na quadra, ao inicio da atividade o pegador que estará com duas bolas de queimada nas mãos, deverá encostar a bola nos seus companheiros. Quem for queimado, deverá se juntar ao pegador inicial, os dois darão as mãos (formando uma corrente humana) e continuarão a brincadeira só que agora cada um com uma bola.
A bola sempre ficará na extremidade da corrente humana.
2º Parte – O jogo (a duração de cada jogo se definirá com a quantidade de equipes formadas). Cada equipe será formada por 6 alunos. A equipe terá que trocar no mínimo 5 e no máximo 10 passes, podendo cada aluno permanecer 3 segundos com a bola. Após o 10º passe o aluno será obrigado a arremessar a bola da onde estiver, será gol toda a vez que a bola passar por dentro do bambolê. O bambolê poderá ser pendurado em qualquer parte do gol. É recomendado que cada equipe conte em voz alta, para o professor poder acompanhar e verificar a equipe que ultrapassar os 10 passes.
3º Parte – Final de aula. Desenvolver uma atividade lúdica para acalmar os alunos para a próxima aula. Sugestão de atividade:
Comando de valer - Os aluno estarão distribuídos livremente pelo espaço de frente para o professor. O professor, para iniciar a atividade, dirá “Comando de valer”. A esse comando, os participantes deverão responder com o gesto de balançar suas mãos à altura da cintura. O professor dará novos comandos, os quais deverão ser cumpridos pelos alunos. Porém, sempre que der um comando o professor dirá a própria palavra “comando” antes. Exemplo, “comando nariz”, as pessoas deverão tocar o nariz. Se o professor não disser a palavra comando antes da ordem, esta ordem não deverá ser cumprida pelos alunos, quem cumprir a ordem será desclassificado e se tornará fiscal ajudando o professor a identificar os alunos que vierem a errar. O ultimo aluno que ficar será o vencedor.
Handebol de baliza
Material: 1 bola, bancos ou cadeiras, cones ou latas.
Formação: Dois grupos
Organização: Dois grupos na área de jogo, localizando os bancos sobre as metas (gols), colocar, sobre cada banco, um cone ou uma lata.
Desenvolvimento: O jogo tem início com a troca de passes e arremessos com as mãos entre os grupos, sendo o ponto marcado, a cada cone derrubado com o arremesso. Vence a equipe que conseguir derrubar todos os cones.
Nota 01: O ponto só será validado com a queda total do cone.
Nota 02: A defesa obedecerá a marcação da área de handebol.
Handfut
Material: 1 bola
Formação: Dois grupos
Organização: Dois grupos na área de jogo, definindo um participante para o gol.
Desenvolvimento: Os alunos trocam passes com as mãos entre sua equipe, mas só podendo realizar o gol com os pés ou com a cabeça, concluindo o lançamento.
Jogo dos sete passes
Material: 1 bola
Formação: Dois grupos
Organização: Após a divisão dos participantes em dois grupos, solicitar que os mesmos se espalhem pela área de jogo.
Desenvolvimento: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola, deverá tentar efetuar sete passes, sem que haja interrupção da equipe adversária. A cada sete passes efetuados com êxito, a equipe marcará um ponto, reiniciando assim a contagem.
Nota 01: A contagem dos passes deverá ser efetuada em voz alta e clara.
Nota 02: A cada bola interceptada pela equipe adversária a contagem reinicia do zero.
ai que leseira não me ajudou em nada
ResponderExcluirTalvez o problema não seja os textos e sim você.
Excluir"Pelo contrario", aqui tem ótimas dica de brincadeiras lúdicas para desenvolver com crianças e estão quase todas dentro do conceito de handebol. !!!! ;)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom o Handebol de baliza, estão de parabéns!
ResponderExcluirGostei muito!!!
ResponderExcluirMuito interessante. Podemos fazer variações em cada atividade. Show
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia , gostei muito dos jogos lúdicos.
ResponderExcluirEstou em formação ainda e estou trabalhando no projeto SEGUNDO TEMPO com Handebol, os alunos não sabem nada sobre, queria saber se alguém teria umas dicas, preciso saber muitas coisas ainda, principalmente de uma Linha de Progressão. Quem poder me ajudar agreço!
cleiton.silva147@gmail.com
Bom dia , gostei muito dos jogos lúdicos.
ResponderExcluirEstou em formação ainda e estou trabalhando no projeto SEGUNDO TEMPO com Handebol, os alunos não sabem nada sobre, queria saber se alguém teria umas dicas, preciso saber muitas coisas ainda, principalmente de uma Linha de Progressão. Quem poder me ajudar agreço!
cleiton.silva147@gmail.com
Bom dia , gostei muito dos jogos lúdicos.
ResponderExcluirEstou em formação ainda e estou trabalhando no projeto SEGUNDO TEMPO com Handebol, os alunos não sabem nada sobre, queria saber se alguém teria umas dicas, preciso saber muitas coisas ainda, principalmente de uma Linha de Progressão. Quem poder e ajudar agreço!
cleiton.silva147@gmail.com
Legal bom para fazer trabalhos
ResponderExcluirÓtimos jogos e brincadeiras, da pra variar e refazer outros.. Muito interessante, parabéns!!!
ResponderExcluirBem explicado e o mais importante lúdico, para quem como eu esta cursando a graduação ainda.
ResponderExcluirMuito boas as atividades!
ResponderExcluirParabéns
AMEI, POIS AJUDOU-ME,NO QUE ESTAVA PRECISANDO.
ResponderExcluirAmei, ótimas ideias para iniciar o handebol. Parabéns!
ResponderExcluirSão maravilhosos os jogos lúdicos
ResponderExcluirParabéns pelo planejamento, as dicas de atividades me ajudou muito. Que Deus abençoe sempre o seu trabalho!
ResponderExcluirBest 7 casino games, ranked: Safe to play? - Dr.MCD
ResponderExcluirBest 7 casino games, ranked: Safe to play? 청주 출장마사지 The best 7 casino games, 강릉 출장안마 ranked: Safe 영주 출장안마 to play? The best 7 casino games, ranked: Safe to play? The best 제주 출장샵 7 거제 출장안마 casino games, ranked: Safe to play?
bolsonaro gay
ResponderExcluir