Nós professores de Educação Física encontramos muitos desafios, principalmente quando deparamos com uma sala que há um aluno com necessidades físicas, como incluí-lo nas aulas de EF? aí vai um plano de aula com brincadeiras que podem ser feitas numa turma onde há um aluno incluso que seja cadeirante. Pois nós também temos que valoriza-lo.
Plano de Aula para turma com aluno cadeirante:
Idade: 8 a 12 anos.
Objetivos:
-- Fazer com que os alunos pensem;
-- Estimular o Raciocínio
-- Estimular a Percepção
-- Estimular a Memorização
-- Fazer com que os alunos organizem estratégias para realizar a atividade.
Atividades Propostas:
Atividade 1: Quebra-Cabeça de balões.
As crianças irão montar um quebra cabeça, porém as peças do mesmo estarão dentro de balões. Os alunos serão organizados em duas equipes, os balões ficarão com a professora, uma equipe por vez virá à frente responderá uma pergunta sobre as disciplinas de matemática e português, se acertar terá a chance de pegar um balão e estourar, contendo a peça para montar o seu quebra cabeça ou podendo conter também uma peça que montará o quebra cabeça da equipe adversária.
Avaliação da Atividade:
- Será avaliado o raciocínio lógico e a destreza ao montar o quebra-cabeça.
-Será avaliado também a interdisciplinaridade.
Atividade 2: Derreta o Gelo
Será dividida a turma em duas equipes. (algumas horas antes do jogo, o mestre deverá encher algumas forminhas de gelo e, antes de levá-las ao freezer, colocar uma pequena peça plástica dentro de cada quadradinho). No momento da competição, cada equipe receberá um cubo de gelo dentro de um copo plástico. Ninguém poderá tocar o gelo com as mãos ou outro objeto e nem retirá-lo do copo. A pessoa poderá apenas esquentar o copo com as mãos ou com qualquer outra parte do corpo. A primeira equipe que conseguir derretê-lo e entregar a pecinha, ganha um prêmio
Avaliação da Atividade:
Qual é a melhor estratégia para derreter o gelo sem colocar as mãos nele? O que podemos fazer para o gelo derreter mais rápido?
Será avaliado a estratégia utilizada para fazer a atividade.
Atividade 3: Vamos perceber.
Alunos distribuídos livremente pela sala. Um voluntário retira-se. A turma esconde um colega. Quando o aluno que se retirou retorna, deve identificar quem está faltando, dizendo seu nome antes do tempo estipulado se esgotar. A turma pode dar pistas ou aceitar que o colega descreva aquele que falta, em lugar de dizer seu nome. O professor salienta a necessidade de chamarem-se pelo nome e a importância do conhecimento completo do grupo. A turma pode estipular o número de chances que terá o detetive, bem como a penalidade para o caso de não acertar.
Avaliação:
Será avaliado a importância de se chamar pelo nome, se eles realmente fazem isso.
Será avaliado a memorização de cada um.
Posteriormente, pode ser impresso e aplicado várias imagens para estimular a percepção dos alunos, aí vai algumas de exemplo:
Vamos tentar adivinhar os desenhos:
Obrigada, Rayana Pereira de Camargo.
O site é ótimo!
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirSou professora ,estou na apae meus alunos são caderante,queria pedir ajuda como trabalhar com eles.
ResponderExcluirTenho inúmeras possibilidades e estratégias para trabalhar com cadeirante sim. Entre em contato no meu e-mail.
ResponderExcluirQual o seu email?
ExcluirQual o seu email?
Excluiroi rayana. onde posso consultar essas possibilidades e estratégias q vc disse?
Excluirparabens pelo blog, otimo trabalho.
EU tenho ima amigo caderante nos so muito amigo mais ele fica triste na Ed.física pq ele não pode brincar como nos mais agora ele pode ne
ResponderExcluirAdorei as atividades, depois que inventaram a internet nunca mais os professores trabalharão na mesmice.Continuem nos auxiliando, beijos até a próxima.
ResponderExcluirAdorei as atividades, depois que inventaram a internet nunca mais os professores trabalharão na mesmice.Continuem nos auxiliando, beijos até a próxima.
ResponderExcluirComo eu faço pra saber o significado das imagem ??
ResponderExcluir