Resenha “O Uso Político no Esporte” – Filme “Invictus”

Para quem precisa de uma resenha sobre o “O Uso Político no Esporte” em comparação com o Filme “Invictus”, se encontra abaixo.


         O uso da política no esporte acontece desde tempos mais antigos, começando em Roma com a famosa “Política do Pão e Circo”. Com esse inicio, outros paises foram aderindo os mesmos métodos de política. Temos como exemplo a Propaganda Nazista, de Hitler, nas Olimpíadas de Berlim em 1936, também o Esporte como arma ideológica na Guerra Fria. Com o mesmo intuito de política, foi criado também o Comitê Olímpico Internacional (COI) justamente para fins políticos no esporte. Dentro desta linha de pensamento, também damos o exemplo da África do Sul, onde um homem chamado Nelson Mandela foi eleito presidente em 1994, e através do esporte conseguiu transformar um país racista e economicamente divido em um país unido em relação à cor e costumes.
           
Oferecer espetáculos esportivos e alimentação para a população de um país é um ótimo meio para ocultar golpes de governo e acontecimentos que ficam escondidos das pessoas. Atualmente com os grandes eventos esportivos, como as Olimpíadas, a Copa do Mundo, Os Jogos Pan-Americanos são fatos essenciais para que a Política se aproveite, formulando novas leis, aumentando salários de uns e diminuindo de outros, dentre outros golpes neste período em que a população está entretida na televisão e nos resultados das competições. 
               
Citamos também outro acontecimento marcante da Política no Esporte. Voltamos em 1936, nas Olimpíadas de Berlim na Alemanha e analisamos o governo nazista de Adolf Hitler. Num primeiro momento não compreendíamos a relação entre o nazismo e as Olimpíadas, mas depois vemos que Hitler usou do evento esportivo para mostrar ao mundo, o poder de sua Raça Ariana, na qual o principal objetivo era mostrar que os brancos seriam os mais fortes e vencedores, porém não foi o que aconteceu, muitos negros de outras nações ganharam as competições olímpicas.
           
Ao contrário de Hitler, avançamos um pouco na história e temos o presidente da África do Sul, Nelson Mandela, totalmente ao contrário do Governo Nazista, usou um evento mundial esportivo para unir povos, brancos e negros. No inicio de sua presidência a população estava dividida, os brancos mandavam no país, sendo os mais ricos e poderosos, os negros porém sendo em maioria eram dominados. Com a entrada de Nelson Mandela, sendo o primeiro presidente negro da África, mudou os costumes e a forma de viver das pessoas, contudo não foi de forma fácil a mudança, usou de um Campeonato Mundial de Rúgbi, esporte comum entre eles, no qual o time da África era quase todo de brancos, em que a população africana ficava contra time em todas as competições, Mandela em sua vez mudou esse pensamento, trabalhou em prol de as pessoas aceitarem o time e unirem forças para a África ser campeã e ser reconhecida no mundo.   
             
 Entretanto, concluímos que, primeiramente no texto veio mostrando fatos marcantes de Política sempre relacionados ao esporte, nos contando acontecimentos que refletem nos dias de hoje, percebemos também que alguns usam o esporte para o bem de sua nação como outros usam injustamente, para ficar supremo e para esconder fatos.
             
          O filme nos mostra uma realidade mais atual e mais clara do que se acontece no mundo Político-Esporte, em que a vitória não foi só do Esporte, mas sim da Política do país. Porém colocando isso em outras partes do mundo, nem sempre a vitória é dos dois lados, muitas vezes o Esporte é usado somente para o benefício dos mais poderosos.


Trbalho Realizado pelas acadêmicas:
RAYANA PEREIRA DE CAMARGO
SIMONE RODRIGUES DA SILVA
 UNIVESIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
CAMPUS REGIONAL DO VALE DO IVAÍ



2 comentários:

  1. Passando pra ver as novidades e lembrar que dia 07 de agosto é aniversário de um (01)ano do Blog! Espero você!
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Elaine, obrigada pela visita e pelo convitee.
      estarei lá!
      beijoo.

      Excluir

 

Educação Física Uma Missão © 2012 | Designed by Cheap Hair Accessories

Thanks to: Sovast Extensions Wholesale, Sovast Accessories Wholesale and Sovast Hair