, , , ,

Exercício físico ‘recicla’ células, mostra estudo.


 'Autofagia' facilita adaptação das células e protege contra diabetes. (Descoberta foi feita em estudo com camundongos.)

  
 Cientistas descobriram mais uma forma como a atividade física pode fazer bem à saúde. Uma pesquisa publicada online pela revista científica “Nature” mostra que os exercícios induzem a "autofagia".
   Na autofagia, a célula elimina organelas velhas e se alimenta desse material que ela mesmo expeliu. Em outras palavras, é um processo de “reciclagem” das células, que permite que elas se adaptem às mudanças nas demandas energéticas e nutricionais do corpo.
  Essa "reciclagem" previne contra o desenvolvimento da resistência à insulina, que tem como principal consequência a diabetes tipo 2. Em outros estudos, já se mostrou também que o processo retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer.
     O estudo que achou a relação entre exercícios físicos e esse processo foi feito com camundongos. Primeiro, os pesquisadores descobriram que isso acontece um tipo de camundongos selvagens. Depois, desenvolveram uma mutação genética em um grupo de animais para comparar o que acontecia com os dois grupos, e chegaram a essa conclusão.

     “Antes desse estudo, pensava-se que a fome era o principal indutor de autofagia in vivo [em animais vivos], e agora descobrimos que uma pequena sessão de exercícios pode induzir autofagia de maneira semelhante em camundongos bem alimentados”, disse Congcong He, da Universidade do Texas Southwestern, autora da pesquisa.
     “Mais importante, é a primeira vez que é revelado o papel da autofagia na capacidade de resistência nos exercícios e os efeitos benéficos mediados à saúde pelo exercício”, completou a pesquisadora.
Inicialmente, o estudo encontrou a "reciclagem" induzida pelos exercícios em células musculares, localizadas no coração e perto dos ossos. No entanto, os cientistas que conduziram o estudo também já descobriram o processo no fígado, no pâncreas e em células adiposas.
      “É possível que a autofagia tenha um papel essencial nos efeitos benéficos da autofagia também nesses órgãos, o que é um de nossos próximos passos, utilizando modelos de camundongos com deficiência de autofagia em tecidos específicos.

7 comentários:

  1. Ola Rayana... nossa, voce visitou meu blog em 16.07 e agora que vi seu recado... obrigada!!! Vim te visitar tambem e achei super interessante seu blog... gostei!!! UM bj e ele está lindo sim...

    http://izy-artecriativa.blogspot.com.br/

    http://louvandoaorei.blogspot.com.br/

    Izy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada.
      que bom que gostou.

      um beijo. bom final de semana!

      Excluir
  2. Oi meu anjo, vim aqui para retribui a sua linda visita em meu blog. Aproveitando para seguir aqui também, beijos.
    Aguardo você em meu cantinho.

    http://bonitaevaidosa1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada.
      eu voltarei lá sempre. beijo!

      Excluir
  3. Ôi Rayana! Tudo bem? Parabéns pela excelente postagem! Uma iluminada semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Rayana! Tudo bem? Parabéns! O blog continua lindo! E muito informativo e cheio de dicas e informações importantes! Lembrando que vc estará no Blog Novo nesta semana que vai iniciar na segunda-feira, 27/08! Bjo no coração!
    Abençoado FDS! Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

 

Educação Física Uma Missão © 2012 | Designed by Cheap Hair Accessories

Thanks to: Sovast Extensions Wholesale, Sovast Accessories Wholesale and Sovast Hair