Conhecendo os Esportes - Iatismo

Muitos esportes nós não temos conhecimento por serem menos praticado ou então serem praticados em outros países e regiões, por isso para ampliar nossos conhecimentos, aqui no Blog Educação Física uma missão começa um novo espaço "Conhecendo os esportes", pois isso é Cultura.

Esporte: Iatismo
     O iatismo, conhecido também por vela é um esporte náutico, praticado com barcos à vela, que competem em regatas ou em cruzeiros, podendo, igualmente, ser utilizados para competições e para navegação de recreio das mais variadas formas.
Esse esporte teve origem na Holanda, por volta do século 17 e foi introduzido na Inglaterra pelo rei Carlos II, em 1860. Alguns historiadores afirmam que essa modalidade é fruto de uma aposta feita entre Carlos II e seu irmão, o duque de York, para determinar qual de seus barcos seria o mais veloz. 

As competições acontecem sempre em raias triangulares, delimitadas por bóias e vence quem chegar primeiro. As regras especificam que um velejador não pode atrapalhar a largada ou a navegação dos adversários. Durante as regatas, os barcos precisam passar pelas marcas, que são bóias especificadas nas instruções particulares de cada regata e o barco deve contorná-las por um lado obrigatório.
As disputas dividem-se em duas categorias: Fleet race, em que os barcos correm simultaneamente e o Match race, dois barcos correm por vez, um contra o outro. Uma regata tem cinco fases: largada, contravento (etapa na qual os barcos rumam em direção à bóia de marcação), través (manobra de mudança de direção contornando a bóia), popa (parte do percurso em que os barcos buscam o local de chegada da regata) e chegada.

O iatismo oceânico apresenta barcos de dimensões que variam de 10 a 15 metros de comprimento, predominando, os pequenos iates com comprimento médio de 6 metros. As regatas, que tanto podem ser de oceano (porto a porto), como águas abrigadas (percursos fechados, triangulares e retilíneos), obedecem às regras do Internacional Yacht Racing Union. Nas regatas oceânicas utilizam-se barcos diferenciados, embora obedeçam a um padrão de “hamdicaps” para igualar as possibilidades dos concorrentes. Nas regatas de águas abrigadas são geralmente utilizadas barcos monotipos, organizando-se as competições dos diferentes tipos em grupos, através das associações de classe “Shipe” as de maior difusão, seguida da de “Lightining” vindo em seqüência a de “Star”.
 
Participam das competições as categorias: Star; Soling; Tornado; Laser, Classe
49 para homens e mulheres; Classe 470, Finn e Mistral (Windsurf), exclusivo para
homens e Classe 470, Europe e Mistral, para as mulheres.

Nos Jogos Olímpicos, o iatismo figura com as classes 5,5 R.I., Star, Dragão, Flying Dutchman e Finn. No Brasil o iatismo foi introduzido pelos europeus ainda no século XIX e o primeiro clube foi fundado em 1906, o Iate Clube Brasileiro do Rio de Janeiro, seguindo-se posteriormente a fundação do Iate Clube do Rio de Janeiro e de Associações idênticas em São Paulo e no Rio Grande do Sul. Em 1934 foi fundada a primeira entidade de direção do iatismo que se denominou Liga Carioca de Vela e, no mesmo ano, apareceu a Federação Brasileira de Vela e Motor.

Adequando-se ao modelo do sistema esportivo pátrio, surgiu a Confederação Brasileira de Vela e Motor em 1941. Os primeiros monotipos que figuram nas regatas brasileiras são os das classes Snipe, Star, Lightining e Pinguins.

No plano internacional o iatismo brasileiro vem obtendo performances dignas de registros, entre as quais o tri campeonato mundial de classe Snipe que consagrou os irmãos gêmeos Axel e Erik Schmid nos anos de 1961/63/65, respectivamente, nos Estados Unidos, França e Espanha. Além do título mundial de Pinguins, conquistado no Rio de Janeiro em 1965 por Marco Aurélio Paradeta. O Brasil conquistou muitos títulos em olimpíadas, Pan-americanos e sul-americanos.

4 comentários:

  1. Tô passando para agradecer o carinho da atenção. seu blog tá lindo, adorei...

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  2. Obrigada, querida... Seu Post me ajudou bastante!!!

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  3. oi querida seu blog me ajudou muito fica com deus

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