,

Conhecendo os esportes: Um pouquinho do Tae Kwon Do

Em 670 A.D., a Coréia era dividida por três reinos: KOGURYO, BAEK-JE e SILLA. O reino de SILA, era o menor dos três reinos coreanos e sofria constantes invasões e saques dos seus vizinhos maiores um grupo de jovens aristocratas e militares reuniram-se, e formaram uma tropa para defender-se dos invasores do reino. Essa tropa em complemento ao treinamento com Arco e Flecha, Lanças e Espada, acrescentou ainda o uso dos pés e das mãos como forma de lutar, como também a prática da disciplina Mental e Física. Com a adoção da força Física aliada a força Mental, o reino de SILA conseguiu unificar os demais reinos, surgindo desta união de terras o que conhecemos hoje por CORÉIA. E o Taekwon-do nasceu oficialmente naquele ano, na cidade de Surabul com o nome de TAE KYON (“chutar pulando”), embora há alguns historiadores que consideram sua origem ainda mais antiga, pois o Taekwon-do foi o aprimoramento de várias formas de lutas. O Tae Kwon Do é um excelente instrumento para o desenvolvimento das funções psicomotoras (organização espaço temporal, tônus postural, equilíbrio, lateralidade, ritmo, motricidade fina, coordenação global, etc.), qualidades físicas (velocidade, força, flexibilidade, resistência aeróbia, anaeróbia, muscular localizada), autocontrole e autoconfiança do aluno (socialização, perda da timidez, adquirir espírito de liderança), além de técnicas de defesa pessoal, despertando nele o espírito imbatível que se deve encontrar para vencer muitos obstáculos do dia-a-dia que muitos de nós pensamos serem intransponíveis em muitos momentos de nossa vida.
Os praticantes deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos de proteção servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital e as pernas. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok. Assim com em quase todas as artes marciais, o taekwondo possui graus que vão mudando de acordo com o estágio técnico do lutador. Estes graus correspondem aos geups e dans. Cada geup corresponde a uma faixa colorida que é amarrada na cintura.
Uma luta de taekwondo entre faixas-preta ocorre em 3 rounds de 3 minutos cada. Já para os praticantes de faixas coloridas, a luta pode durar de 2 a 3 rounds, também de 3 minutos cada.
Não é permitido agarrar, socar no rosto, atingir abaixo da linha de cintura ou empurrar adversário (estas práticas fazem o lutador perder pontos);
Vence o lutador que conseguir provocar num nocaute (queda do adversário sem que ele apresente condições de continuar a luta). Se esta situação não ocorrer até o final da luta, vence quem obtiver um maior número de pontos, que são conquistados através dos golpes.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Educação Física Uma Missão © 2012 | Designed by Cheap Hair Accessories

Thanks to: Sovast Extensions Wholesale, Sovast Accessories Wholesale and Sovast Hair