, , , , , , ,

A Hidroginástica


Levando-se em consideração que a "Hidro" é mais um método de condicionamento físico, devemos estabelecer as metas a serem atingidas com esse trabalho.
 
OBJETIVOS GERAIS
- Melhorar as condições cárdio-respiratórias.
- Trabalhar a força e resistência muscular.
- Melhorar a flexibilidade.
- Trabalhar coordenação motora global, ritmo e agilidade.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reeducação respiratória (pressão hidrostática).
- Melhorarei postura (conhecimento corporal, equilíbrio e propriocepção).
- Melhorar o relaxamento.
 
BENEFÍCIOS
A "Hidro" vem ganhando mais e mais espaço a cada dia. E não é para menos; além dos benefícios da atividade física em si, podemos aproveitar os benefícios do exercício feito dentro da água. Vejamos alguns deles:
- Auxilia na correção postural, conhecimento corporal e equilíbrio. Boa atitude corporal (pressão hidrostática).
- Auxilia o retorno venoso (pressão hidrostática).
- Auxilia a reeducação respiratória (pressão hidrostática).
- Melhora as qualidades e capacidades físicas, bem como o condicionamento físico geral, aeróbico e muscular (resistência da água).
- Desenvolvendo a boa forma física, proporciona ao indivíduo uma aparência saudável e jovial, diminuindo as probabilidades de doenças.
- Proporciona ao indivíduo maior capacidade de resistência ao stress.
- Auxilia no relaxamento (flutuação, turbulência e temperatura - efeito massageador).
 
VANTAGENS DO TRABALHO COM A HIDROGINÁSTICA
A água é um elemento vital em nossas vidas. Sem água não sobrevivemos. A água é um meio que nos proporciona prazer e relaxamento. Só com o fato de estarmos dentro d'água já sentimos os benefícios que o meio oferece.
A grande vantagem do nosso trabalho é exatamente estarmos nos exercitando na água. Mas vamos citar algumas outras vantagens.
- A movimentação corporal é facilitada pela sustentação (flutuação). O peso corporal é aliviado em aproximadamente 90% dentro d'água (desde que o indivíduo esteja com a água na altura do peito). A água auxilia os exercícios mais difíceis.
- A diminuição do impacto - articulação, músculos e coluna podem ser trabalhados com maior segurança.
- Ambiente descontraído - alunos mais à vontade, relaxados, sem preocupação com a silhueta no espelho, com a roupa que estão usando ou com a falta de coordenação e habilidade. Dentro d'água os alunos não se enxergam direito porque a água fica na altura do peito.
- Melhora a autoconfiança - o indivíduo consegue realizar movimentos dentro d'água que seriam impossíveis em terra. Mesmo aqueles que não sabem nadar podem praticar a Hidroginástica.
- Performance global - a resistência da água atua tridimensionalmente exigindo trabalho da musculatura agonista e antagonista.
- Ausência do desconforto da transpiração (na água perdemos calor por condução).
- A água é um bom condutor de energia.
- Sobrecarga natural: a resistência da água.
- As dores musculares após a "Hidra'' são menos presentes, devido à diminuição sensível do impacto e à pouca utilização de contrações excêntricas.
 
CONCEITO
Uma atividade física em que alcançamos os mesmos benefícios de qualquer outro método de condicionamento físico, sem preocupação com impactos (lesões), sem o desconforto da transpiração e da exaustão, num ambiente descontraído e num meio atrativo: A ÁGUA.
 
DESVANTAGENS
- Trabalho muito subjetivo (pouca pesquisa).
- Difícil avaliação.
- Profissionais mal orientados.
 
PÚBLICO
No início os indivíduos que procuravam a Hidroginástica eram na maioria colunopatas, cardíacos, obesos, idosos, pessoas com problemas de joelhos, tornozelos e aqueles que eram radicalmente contra as atividades muito intensas, como corrida, ginástica aeróbica, etc.
Hoje nosso público é constituído por homens e mulheres sadios, além de jovens e até crianças, todos com muito "'pique".
Até os grandes times de futebol, voley, basquete, etc. já aderiram à Hidroginástica. Seja na recuperação pós-jogo, ou na recuperação de atletas lesionados.
 
ONDE PRATICAR?
CLUBES - As piscinas normalmente são descobertas, os grupos pouco assíduos e a temperatura (clima) instável de algumas cidades "(SP) deixam o trabalho prejudicado. Se a piscina for coberta, o rendimento do grupo será bem maior.
SPA - a Hidroginástica é parte integrante do programa. A grande parte do público do SPA é obeso e a "Hidro" tem uma resposta muito positiva com os obesos.
ACADEMIAS - ideal porque reúne as melhores condições para o nosso trabalho. A piscina é coberta e aquecida. O público é mais assíduo porque paga a mensalidade. Os alunos passam pela avaliação médica. O trabalho do professor é facilitado.
 
PISCINA IDEAL PARA O TRABALHO DA HIDROGINÁSTICA
PROFUNDIDADE: de 1,20m a l,50m. Nestas condições podemos receber alunos com diferentes estaturas e todos trabalharão com segurança. TEMPERATURA: DE 28°C a 31°C. A temperatura da água vai variar de acordo com o local onde vai ser desenvolvido o trabalho (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, etc).
 
AVALIAÇÃO MÉDICA
Nenhum aluno deverá iniciar as aulas de Hidroginástica sem antes ter passado pela avaliação médica da entidade (clube, academia, etc).
Se a academia ou clube não possuir uma estrutura médica satisfatória, é interessante que o professor solicite de seus alunos um exame ergométrico (mulher acima dos 30 anos e homens acima dos 35 anos).
Além destas medidas, os alunos devem preencher também uma ficha de saúde (anamnese), para que o professor conheça mais profundamente a saúde de seus alunos, e possam assim planejar adequadamente suas aulas.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Educação Física Uma Missão © 2012 | Designed by Cheap Hair Accessories

Thanks to: Sovast Extensions Wholesale, Sovast Accessories Wholesale and Sovast Hair