Resenha Jogos Olímpicos na Era Antiga - Filme Ben Hur

Para quem precisa de uma Resenha sobre os Jogos Olímpicos na Era Antiga e ainda em comparação com o Filme “Ben Hur”, o qual retrata muito bem como eram tais jogos naquela época.



O início das civilizações começa quatro mil anos a.C. os povos que formavam essas civilizações tinham algumas atividades culturais, a pintura, escultura, literatura, dentre outros, mas não conheciam o teatro, nem a filosofia. Essas manifestações nascem com os gregos. Com eles também se desenvolvem os Jogos. Até então, qualquer exercício realizado pelo homem era inconsciente, apenas em busca da caça para sobrevivência.
           
Na Grécia Antiga se cultuava ideologias de deuses, culto a um corpo estético e sua perfeição e assim deram principio aos Jogos Olímpicos. Para os gregos os Jogos tinham uma característica religiosa, onde o centro de tudo era o grande templo de Zeus.
           
Em relação aos gregos fazerem dos Jogos Olímpicos uma ocasião religiosa, automaticamente, os ganhadores das competições eram considerados semi-deuses, eram respeitados, seus corpos eram admirados numa combinação de estética, físico e intelecto, tanto com um belo corpo, quanto com inteligência.
           
Caso as cidades estivessem envolvidas em guerras durante a realização dos Jogos Olímpicos, proclamava-se para que cessassem as lutas.
           
Os jogos esportivos tornaram-se excelentes meios para divulgação cultural, como também para elementos de socialização. Haviam vários tipos de jogos na Grécia Antiga, cada um com um ritual e costumes diferentes.
           
Os Jogos fúnebres por exemplo são considerados os mais antigos, homenageavam os mortos, porque achavam que quando uma pessoa morria, ela estava melhor que todos que ficaram, porque estava mais próxima dos deuses. O vencedor dos Jogos Fúnebres recebia uma coroa de ramo de oliveira silvestre, uma certa planta que exerceu grande influencia de paz e vitória nas crenças dos gregos. Entre outros tipos de jogos eram realizados em homenagem aos deuses.
           
A rivalidade entre as várias cidades fez a Grécia entrar em decadência e com ela, todos os jogos esportivos. Os conceitos morais e religiosos desvirtuaram-se e a honra aos deuses acabara. Com o domínio romano em 146 a.C. sobre a Grécia, os Jogos Olímpicos já não eram exclusivamente dos gregos, muitas coisas transformaram-se, principalmente nas idéias e no comportamento dos participantes.
           
Com a ascensão de Roma no poder, comparamos o filme Ben Hur a uma realidade daquela época. O filme mostra o espetáculo violento nas competições esportivas. Os romanos tinham os jogos como uma atividade para distração, na qual juntavam milhares de pessoas para assistirem os desastres sangrentos dos competidores, tudo era válido, a trapaça ficava em primeiro lugar, independente se um competidor carregava consigo uma arma para atrapalhar o seu adversário. Ao contrário dos jogos da Grécia como fala o texto que haviam regulamentos, leis em respeito a disciplina e ordem no esporte.
           
Conta-se no filme que os romanos até então eram campeões nas modalidades esportivas, porém, mostrando a corrida de biga em que o personagem Messala era romano, e Judah Ben Hur era Judeu. Na Judéia o povo era parecido com o da Grécia, em que as pessoas deveriam competir com lealdade e justiça. Entretanto, na competição de biga, mesmo com todas as trapaças de Messala mostradas no filme, Judah Bem Hur ganha a corrida é então considerado um herói para o povo, ele ganha do imperador de Roma uma coroa de ramo de oliveira, todos o saldam como um deus, comparado ao ganhador dos jogos gregos.
           
Portanto, é notável a riqueza de detalhes que o filme mostra dos costumes antigos, as roupas que usavam, homens usavam saias, o modo de comer, quando um convidado estava comendo na casa de alguém, o mesmo deveria arrotar como uma forma de gosto e agradecimento pela comida. O Texto também trás muitos detalhes dos jogos e costumes antigos, que atualmente já se transformaram ou estão ainda em transformação.


Trabalho realizado por RAYANA PEREIRA DE CAMARGO.
Universidade Estadual de Maringá
Campus Regional do Vale do Ivaí


0 comentários:

Postar um comentário

 

Educação Física Uma Missão © 2012 | Designed by Cheap Hair Accessories

Thanks to: Sovast Extensions Wholesale, Sovast Accessories Wholesale and Sovast Hair