Mudar a cor dos pratos ajuda a perder peso


           Contraste entre a cor do alimento e a cor do prato reduz a tendência a servir mais do que o necessário “Coma menos e você vai perder peso”, dizem. Falar é fácil! Quem luta para emagrecer sabe como pode ser duro dizer não àquela porção a mais de espaguete ao pesto ou lasanha de quatro queijos. Bom, vocês acabam de ganhar um aliado na batalha: os pratos!
           



            Estudo recente feito pelo Laboratório de Alimentos e Marcas da Universidade de Cornell (EUA) mostrou que, quanto maior o contraste entre a cor do prato e a cor da comida, menor a tendência a se servir demais – a diferença vai de 17% a 22% no tamanho das porções.
           
            Os pesquisadores acreditam que nós temos a tendência de encher o prato sem pensar muito a respeito e acabamos comendo mais do que o necessário. O constraste entre a comida e o prato seria um sinal de aviso e ajudaria você a pensar “opa, já está bom!”.
           
            O inverso também é válido: menos contraste, maiores porções. Assim, quem quer comer mais salada (ou fazer as crianças acabarem com a alface), pratos verdes. Se o nutricionista pediu que você comesse mais grão-de-bico, pode ser uma boa usar pratos claros.
           
            Além das cores, o tamanho também importa. De acordo com o professor Brian Wansink, que coordena o Laboratório, nossa tendência é encher o prato, seja ele grande ou pequeno. “Os nossos olhos são enganados”, explica.
           
            De acordo com pesquisa anterior realizada por ele, as pessoas tendem a comer 22% menos em pratos de 25,4 cm de circunferência do que em pratos de 30,5 cm (hoje mais comuns). “Em geral, preenchemos de 70 a 80% do prato, independente do tamanho”, aponta o pesquisador.
 Dica: Para sobremesa, evite doces, bolos, pudins. Procure comer frutas e um suco natural.
 Fonte: http://www.educacaofisica.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 

Educação Física Uma Missão © 2012 | Designed by Cheap Hair Accessories

Thanks to: Sovast Extensions Wholesale, Sovast Accessories Wholesale and Sovast Hair